Skip to main content
|
 

Este website utiliza cookies para oferecer à você uma melhor experiência de navegação no seu browser.Saiba mais clicando aqui

“O vendedor não deve ter medo de ser ingênuo... propositalmente.” Essa afirmação foi feita por David Sandler, criador do Sistema Sandler de Vendas. Ela pode parecer um tanto equivocada à primeira vista, mas se você realmente entende como as vendas funcionam e como o coração das pessoas funciona, vê que é, na verdade, uma afirmação muito inteligente! Neste artigo veremos como ser um bom vendedor usando a ingenuidade a seu favor. Para isso, contaremos a você uma história que deixará essa técnica mais do que clara para ser posta em prática.

Confira:

A atitude de quem conquista o primeiro emprego e, mesmo não sabendo como, quer ser um bom vendedor


João acabou de se formar no ensino médio e está ansioso para entrar no mercado de trabalho. Então, logo começa a entregar currículos, até que finalmente é chamado para uma entrevista para uma vaga de vendedor. E mesmo sendo um cargo em uma grande loja, ele passa e consegue seu primeiro emprego.

Na loja, João é colocado como o encarregado de ficar no departamento de ar-condicionados e aquecedores. Ele, porém, não tem nenhuma experiência e, tampouco, recebeu treinamento para assumir o seu posto. Assim, no seu primeiro dia, o jovem não tem a menor ideia do que fazer. Essa não parece uma boa combinação, certo? Mas veja só como acaba sendo um ótimo exemplo de como ser um bom vendedor:

A primeira cliente entra em cena


Como era de se esperar, em pouco tempo a primeira cliente entra na loja. É uma senhora, e ela vai em direção a João, perguntando a ele: “Poderia, por favor, me ajudar a escolher um aquecedor?”

O primeiro problema já aparece: ele não sabe onde estão os aquecedores. Em vez de tentar encontrar uma saída — seja fingindo ou procurando um dos supervisores para pedir ajuda —, João decide ser honesto, dizendo “É o meu primeiro dia, senhora. Venha comigo, e nós poderemos encontrar juntos".

A honestidade de João faz a senhora sorrir. Esse é um ponto importante.

Em pouco tempo, os dois descobrem onde ficavam os aquecedores. Então João rapidamente pergunta que tipo de aquecedor a mulher está procurando. A senhora responde com o que acha que precisa e em quais cômodos da casa quer ter mais calor.

O jovem presta muita atenção a tudo o que ela diz e também faz muitas perguntas. Esses são outros dois pontos importantes para saber como ser um bom vendedor.

Logo depois, a mulher pergunta algo sobre um aquecedor específico que João não sabe a resposta. Então ele decide simplesmente puxar a caixa e ler, em voz alta, as informações sobre o equipamento ali contidas

Assim, os dois descobrem tudo juntos, e isso, também, a faz sorrir.

Com a ajuda de um jovem ingênuo, mas cheio de boa vontade, a senhora consegue o aquecedor que queria e está muito feliz com a aquisição. Por isso mesmo, ao sair da loja, quando vê o gerente, o seguinte diálogo ocorre:

— Você vê aquele jovem ali? — a mulher pergunta ao homem.
— Sim, minha senhora, vejo sim — responde ele, confirmando com a cabeça.
— Bem — continua ela —, eu só quero ter certeza de que você saiba que ele é um excelente vendedor.

A ingenuidade e a experiência


A mesma experiência foi tida por outros clientes, que ficaram também muito satisfeitos com o atendimento de João. Não demorou muito tempo para que ele atingisse as mais altas vendas de ar-condicionados e aquecedores. Em um nível que jamais foi visto na loja antes , mesmo entre os profissionais mais experientes.

João, tão novo, já tinha o segredo de como ser um bom vendedor… mas será que ele sabe mesmo qual é seu diferencial?

Depois de um mês, a gerência, após reconhecer o valor de João, envia-o a um treinamento. Lá, ele passa três dias aprendendo tudo sobre aquecedores e ar-condicionados. Assim que volta para a loja, João já é um especialista.

Mas ao contrário do que se esperava, o que se presencia no departamento de aquecedores e ar-condicionados é uma queda no resultado das vendas. Isso não faz sentido, certo? O melhor vendedor se especializou. Como as vendas poderiam diminuir?

Assim que João se torna um especialista, não vê mais a necessidade de fazer perguntas. Afinal, agora sim ele tem a fórmula de como ser um bom vendedor. Ele foi treinado. João passa a compartilhar tudo o que sabe sobre aquecedores e ar-condicionados. Ou seja, ele não mais ouve. Ele faz discursos.

João não está mais encantando as pessoas. Ele já não as envolve e parece não dar valor à voz do cliente.

Suas vendas só voltam a subir quando ele percebe qual é a real fórmula de como ser um bom vendedor: continuar a fazer perguntas. Aquelas mesmas perguntas de quando não sabia nada sobre aquecedores ou ar-condicionados. Mesmo sabendo todas as respostas.

Por incrível que pareça, para ser um bom vendedor, muitas vezes não faz mal parecer ingênuo


Essa é a moral da história de João: nem sempre é ruim parecer ingênuo. Não estamos dizendo que a experiência não conta. Mas quando você pode ser ingênuo de propósito, irá saber a melhor maneira de usar isso para envolver as pessoas.

Se conhece o produto ou serviço que vende de trás para frente e quer mostrar esse conhecimento, acaba se colocando em um lugar bem distante do cliente em potencial. Assim parece apenas que você quer vender e não entender. Isto é: o cliente se sente deslocado, e isso não vai te levar a lugar algum.

Por isso, não tenha medo de fazer perguntas que só um vendedor ingênuo faria. Ter empatia e proximidade com o cliente é como você realmente vai conseguir ser um bom vendedor e conquistar mais vendas!

Para mais dicas como essa, confira nosso blog com 5 técnicas de vendas para melhorar a sua performance e se tornar um especialista que sabe exatamente como usar cada uma das suas técnicas para o sucesso!

Tags: 
Compartilhe este artigo: