Skip to main content
|
 

Este website utiliza cookies para oferecer à você uma melhor experiência de navegação no seu browser.Saiba mais clicando aqui

Antes de aprender com nossas falhas e vender mais, precisamos aprender a falhar

Se alguém disser que, antes da vitória, virá inevitavelmente o fracasso pode parecer desanimador. Afinal, quando pensamos em pessoas bem sucedidas, vemos apenas o quão longe elas chegaram. Mas será que não estamos ignorando toda a jornada, cheia de altos e baixos, que levou ao resultado perfeito? Tomemos Elon Musk como exemplo. Antes de ser conhecido pelo seu sucesso frente à Tesla, empresa revolucionária voltada para a produção de carros elétricos, ele foi retirado do cargo de CEO da Zip2, empresa fundada pelo próprio Musk em 1995. A razão? O conselho de administração o considerou pouco capacitado para o cargo.

Infelizmente — ou felizmente — ninguém nasce com acesso a todos os conhecimentos ou já sabe de cór como alcançar seus objetivos. E mesmo que soubéssemos de tudo, será que estaríamos sempre prontos para enfrentar as surpresas da vida? Claro que não.

O mesmo acontece com o processo de vendas: você precisará vender e vender e vender mais um pouco até se tornar um especialista. Por que é com cada experiência que, no futuro, saberemos exatamente o que fazer diante de cada situação que nos é imposta. O que definirá o seu sucesso será como você decide enxergar os fracassos e não a falta deles. É necessário vê-los como uma oportunidade para fazer diferente na próxima vez!

Mas não é tão simples assim. Quando se trata de aprender a vender com o fracasso, o fator humano que está entre a falha e o sucesso não pode ser desconsiderado. Sendo assim, não poderíamos ter definido outra regra como a #1 no mundo das vendas. Seria muito mais fácil desconsiderar a pessoa por trás do vendedor. Mas então quem poderia aplicar a teoria, não é? É por isso que a Sandler pensa diferente!

Tentar, falhar, aprender com os erros e vender: mais fácil na teoria do que na prática?


Olhando objetivamente, tentativas falhas oferecem dados bastante valiosos se soubermos usá-los bem. Eles devem ser vistos com cuidado e analisados pelo tempo que for necessário. Porque, quando identificamos onde erramos, podemos corrigir e tentar novamente. Visto dessa forma, os fracassos são, na verdade, bastante importantes para nos impulsionar em direção ao sucesso. Com eles podemos tirar lições enriquecedoras e aprender a vender mais e mais.

Sem contar que, encarar uma experiência negativa como algo que pode trazer coisas boas chega a ser libertador! Assim você passa a ter mais coragem para tentar o novo, ser criativo e sair da zona de conforto. Basta sempre se perguntar o que cada falha traz de aprendizado.

Tudo parece muito simples, certo? Seria se nosso emocional não estivesse envolvido. Então, reconhecemos, sim, que a teoria pode ser mais fácil do que a prática. Mas é aí que chegamos à primeira regra fundamental para qualquer vendedor: antes de sermos capazes de aprender a vender mais, graças às falhas cometidas, precisamos aprender a falhar. E estar aqui com a gente, conhecendo a regra #1 da Sandler, já é um primeiro passo super importante. Porque nós temos consciência de que esse é um passo que define todo o resto! Quando você enxergar sua falha de outra perspectiva, ela será um degrau firme e não uma armadilha.

O seu EU-VERDADEIRO e o seu EU-PAPEL


Em nossas vidas, executamos diversos papéis. Somos pais e mães, amigos e amigas, filhos e filhas, fãs de bandas dos anos 1980 ou quem sabe dos anos 2000. Somos professores de escola pública, escritores ou profissionais de vendas… Não importa. Ao mesmo tempo que cada um desses papéis fazem parte do que somos, eles não nos definem. Ser pai não é tudo que te define. Você pode ser pai, amigo, filho, fã, vendedor e muito mais.

Da mesma forma, nossos sucessos ou fracassos, em cada um desses papéis, não definem nossas capacidades. Você pode ter sucesso e pode falhar. Preste bastante atenção ao “e”. Trata-se de uma soma, não de uma subtração. O seu Eu-verdadeiro é abrangente. Assim, as experiências darão a você a chance de fracassar e de ter sucesso também.

O fracasso não define quem você é


Um treinador de futebol, quando perde um jogo, irá analisar o que fez de errado. Isso não reflete o valor dele por inteiro. É, antes, o reflexo de uma tentativa, que pode mudar conforme buscamos aperfeiçoar nossas habilidades. Isso fica bastante evidente quando nos aventuramos em coisas novas. No começo, é mais difícil. Com o tempo, a experiência muda tudo. Sendo assim, o fracasso inicial não é nada além de uma tentativa. O treinador pode não ser muito bom no começo. Mas a vida dá tempo suficiente para que as tentativas se aperfeiçoem e se repitam.

Então, o fracasso em uma venda não te impede de aprender a vender melhor e acumular sucessos. Se você falhou, isso não indica nada além de que é possível melhorar. Aprenda a aceitar as falhas e não as leve para o lado pessoal. Aprenda a falhar como um vendedor de sucesso.

A partir do momento em que você falhar e encarar essa falha como uma oportunidade para crescer profissionalmente, você estará pronto. “Você precisa aprender a falhar para vencer”: com a regra Sandler #01 muito bem gravada na sua mente, o caminho se abrirá diante de seus olhos!

Agora, o que acha de dar prosseguimento a esse aprendizado? Visite nosso blog com “5 técnicas de vendas para melhorar a sua performance” e não deixe de crescer!

Tags: 
Compartilhe este artigo: